RESENHA: Divergente - Veronica Roth
Título: Divergent / Divergente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 504
Ano: 2012
Skoob
Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
"Escolher a Abnegação exigiria uma grande demonstração de altruísmo da minha parte, e escolher a Audácia exigiria uma grande demonstração de coragem, e talvez apenas a escolha entre uma das duas facções já seja uma comprovação de onde eu pertenço. Amanhã, essas duas qualidades se enfrentarão dentro de mim, e apenas uma poderá vencer."
Tris não é uma garota fraca, que é justamente o que todos pensam por ela ser uma Careta (pessoas que fazem parte da Abnegação). E ela vai provando isso a medida que o tempo passa, para si própria e aos outros que duvidam dela. Ela participa de vários desafios que fazem o seu lado audacioso se soltar cada vez mais.
"... não pulei do prédio porque queria ser como os membros da Audácia. Pulei porque já era como eles, e queria me mostrar para eles. Eu queria reconhecer uma parte que a Abnegação me obrigava a esconder."
Segundo TODOS, a divergência é um perigo. E ela tem que esconder o máximo possível, esse "dom". Divergentes não podem ser controlados, e algumas pessoas tem medo disso.
POSSÍVEL SPOILER:
E a medida que o tempo passa, ela se descobre apaixonada pelo seu lindo e misterioso instrutor Quatro. (!!!)
"Beijamo-nos outra vez e, desta vez, a sensação parece natural. Sei exatamente como nossos corpos se encaixam, com o seu braço ao redor da minha cintura, minhas mãos em seu peito, a pressão de seus lábios nos meus. Nós já memorizamos um ao outro."
Esse livro com certeza, é um dos meus favoritos. Tem romance, ação e um pouquinho de mistério. Veronica narra a Tris evoluindo, sempre questiona os amigos a volta. Simplesmente, é um livro MUITO BOM!!!! Se você ainda não leu, por um milagre, leia. Não vai se arrepender!
6 comentários
Nossa adorei a resenha, deu mais vontade de ler esse livro !
ResponderExcluirhttp://nuvensdelivros.blogspot.com.br/
Beijinhos :*
Aaah, obrigada! Leia, leia, leia, leia. Eu adorei, e é porque ainda nem terminei a trilogia :v
ResponderExcluirAchei o livro beeem mediano, mas ainda assim pretendo ler os outros dois volumes. Poderia ser melhor desenvolvido e mais objetivo. Gostei da resenha :)
ResponderExcluirhttp://cantinadolivro.blogspot.com.br/
Claro que nem todo livro é PERFEITO! Mas eu simplesmente gostei pra caramba. Tô muito ansiosa pra ler as continuações ;) Obrigada.
ExcluirEu to precisando criar coragem para ler, pois já assisti o filme e não li o livro ainda, mas o livro parece ser muito bom mesmo.
ResponderExcluirhttp://perdidoemlivros.blogspot.com.br/
Abraços.
O livro com certeza é melhor que o filme. Reli o livro, e revi o filme esse dias, e pude perceber várias diferenças (assim como a maioria). Deixam de colocar vários detalhes e várias coisas realmente não são como no livro, mas não perde o foco principal. Leia logo, se não gostou do filme, pode gostar de livro ;)
Excluir