RESENHA: Se eu ficar - Gayle Forman

by - 10:56

                                                           

Título: Se eu ficar / I if stay
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Ano: 2014


Um livro que eu li em 10 horas no máximo. Um livro curtinho, que eu não consegui largar até ler a última palavra da entrevista do Jamie (Adam). Mesmo sendo uma história triste, eu não chorei. Acredito que não tenha me tocado o suficiente, mesmo que eu tenha ficado bem triste em alguns momentos. O livro se passa no presente - ela no hospital - e no passado - que são tipo flashbacks da vida dela - e é isso o mais legal. Ela namora com Adam, um músico ao qual sua banda está começando a fazer sucesso em Portland. Mesmo com algumas discussões, eles se gostam.



   "Mas eu sabia que com Adam a coisa era diferente. Sabia pelo jeito como aquela onda de calor invadiu o meu corpo inteiro naquela noite, depois que ele me deixou em casa e me beijou de novo. E sabia pela forma como fiquei acordada até altas horas da madrugada, abraçando meu travesseiro. Pelo medo como não consegui comer no dia seguinte, nem tirar o sorriso no meu rosto. Aquele beijo tinha sido uma porta que eu atravessei."

Mia é uma violoncelista, apaixonada pelo que faz. Ela toca desde pequena, e seu pai também é músico. E ela pretende entrar na Julliard pela música.

    "Mas a verdade é que eu não conseguia parar de tocar violoncelo, assim como não conseguia deixar de respirar."

Enfim, quando acontece o acidente, ela meio que fica fora do seu corpo, como uma alma, fantasma, ou algo assim, e vê tudo o que acontece a todos e com ela, mas não consegue sentir nada. Então ela fica pensando em toda sua vida, comparando os momentos do hospital com o resto de sua vida.

E ela precisa fazer uma escolha, se ela quer ficar, ou ir com a sua família. E tudo isso depende dela. O que faz ela ficar ainda mais confusa.

                  "Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha.
       Todo esse lance de coma induzido é papo de médico. Não cabe aos médicos. Não depende dos anjos que não podemos ver. Também não depende de Deus que, se existir, está em algum outro lugar por ai neste momento. Só depende de mim."

Quando você está lendo, não consegue deixar de pensar: "Se eu estivesse no lugar dela, o que eu faria?" Mas sinceramente, eu não consegui responder a essa pergunta. Assim como Mia, que em todo momento do livro fica confusa quanto a isso.

O livro tem uma linguagem fácil e rápida, ao qual você devora sem perceber. E eu não fazia ideia que tinha continuação, apenas quando eu cheguei ao final e li o trecho de "Para onde ela foi" que é narrado pelo ponto de vista do Adam. Se passa anos depois, então acredito que também tenha vários flashbacks para mostrar o que aconteceu depois, porque Se eu ficar, termina com uma pergunta... Mesmo não tendo gostado do começo dessa continuação, quero ler, pois tenho que descobrir como foi que ele e o resto ficaram daquele jeito.

Detalhe: a edição está LINDA!! Adorei a capa, e me apaixonei pela diagramação (tem várias notas musicais). PS: Não tirei foto, porque não estou com meu pc...

Enfim, pode ser que eu tenha deixado algum detalhe de fora, e tals. Mas enfim, primeiramente eu dei cinco estrelas ao livro, mas ai eu pensei melhor e dei quatro estrelas. Calma, o livro é sim, bom. Mas acho que não é a melhor coisa do mundo, acredito que eu tenha colocado muitas expectativas no livro, por causa do filme. Ao qual eu quero MUUUUIITOOO ver.

   "Às vezes você faz escolhas na vida, e às vezes as escolhas fazem você. Essa é a beleza das coisas."



Veja o trailer do filme (perfeito <3)





You May Also Like

6 comentários

  1. Oi Nath!
    Eu tenho curiosidade de ler esse livro muito mais pelo filme com a Chloe do que pela estória me si, mas já que você gostou vou coloca-lo na lista e assim que surgir a oportunidade eu vou ler e te conto o que achei.
    Ótima resenha!
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei SUPER curiosa, principalmente por causa do filme. Eu não tenho certeza, mas acredito que vou gostar mais do filme do que do livro.... vamos ver!
      Obrigada ;)

      Excluir
  2. Adorei Nath, o trailer tá lindo e essa música, simplesmente AMO!!! Ah, fiz um blog tb ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Illana... Essa música meche com o emocional das pessoas <3 Esse trailer tá tão *---* Vou dar uma olhada :*

      Excluir
  3. Olá, adorei a resenha!
    Parece ser uma ótima história, mas ainda não tenho certeza se eu a leria, porque não gosto muito de histórias que se passam nos hospitais e tal. hahaha
    Beijos, Lerissa
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, ainda bem que ele não se passa completamente no hospital... Há também flashbacks intercalando com as cenas lá no hospital. Quem sabe você dê uma chance e goste? ;)

      XOXO, Nath

      Excluir